sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vou começar a postar meus cardápios.

A partir da semana que vem vou começar a postar aqui no blog, meus cardápios da minha reeducação alimentar.

Lasanha Vegetariana.


Ingredientes

- 1 pacote de lasanha pré-cozida
- 1 ½ cenoura ralada
- ½ maço de acelga cortada em tiras
- 1 cabeça de couve-flor
- 1 cebola ¼ pimentão vermelho
- 400 ml de molho branco
- parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo

Refogue todos os legumes. Num pirex untar com molho branco. Coloque a massa de lasanha. Depois coloque o molho branco, depois os legumes refogados, mas uma camada de massa. E segue essas camadas. Feche com massa de lasanha e coloque molho branco. Salpique o parmesão ralado em cima e asse no forno até gratinar o molho. Sirva a seguir.

Estou de volta!


Olá, fiquei essa semana sem postar aqui no blog, motivo: falta te tempo. Mais estou te volta.
Vou postar aqui algumas receitas light que achei interessante. Achei essas receitas aqui mesmo na net.
Espero que vocês gostem.

Um belo fim de semana a todos!!

Beijão!!!

Sanduíche Vegetariano!!


Ingredientes:Sanduíche
  • 1 pão francês
  • 1/5 de maço(s) de rúcula
  • 2 folha(s) de alface americana
  • 35 grama(s) de cenoura
  • 50 grama(s) de pasta de grão de bico
  • meio tomate
  • 25 grama(s) de broto de feijão
Pasta de Grão de Bico
  • 100 grama(s) de grão de bico cozido
  • 1/4 dente(s) de alho
  • 15 grama(s) de tahine
  • 1/2 colher(es) de sopa de suco de limão
  • 1 colher(es) de sopa de azeite

Modo de preparo

Pasta de Grão de Bico

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Se necessário, acrescente a água do cozimento do grão de bico, para deixar a pasta mais maleável. Ajuste o sal e reserve.

Montagem

Corte o pão ao meio e passe a pasta nas duas metades. Depois, intercale o restante dos ingredientes em camadas sobre uma das fatias do pão. Cubra com a outra fatia e sirva.

Receita do chef Lisandro Lauretti, do Boteco Vila Rica.
R. Ministro Jesuíno Cardoso, 299. Tel.: (11) 3044-091

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aprenda a preparar a receita da Ração Humana.


- Veja aqui os ingredientes necessários para você fazer essa mistura em casa. Abaixo está a receita da ração humana usada pela corretora de imóveis Léa Fornazzari. Conforme o nutrólogo da UNIFESP, Mauro Fisberg, e a nutricionista da USP, Sônia Tucunduva Philipi, para quem tem uma alimentação equilibrada durante o dia, a substituição do café da manhã por três colheres de sopa da receita misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta. Os especialistas alertam que as pessoas não devem se alimentar somente desta mistura, nem exagerar na quantidade usada. Os especialistas recomendam ainda que pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tomem cuidado. Estas pessoas devem eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau.

- Ingredientes da Ração Humana:


- 500g de soja em pó

- 500g de farelo de trigo

- 500g de farelo de aveia

- 100g de gergelim

- 100g de linhaça dourada

- 100g de guaraná em pó

- 100g de levedo de cerveja

- 100g de gérmen de trigo

- 100g de açúcar mascavo

- 100g de gelatina sem sabor

- 100g de quinua

- 100g de cacau em pó

- 100g de farinha de maracujá

Receita do Sorvete de Abóbora com Abacate.


Aprenda a preparar a receita do sorvete saudável que o Globo Repórter mostrou.

Quem poderia imaginar que a combinação de abóbora com abacate daria um bom sorvete? Aprenda a preparar a receita do sorvete saudável que o Globo Repórter mostrou. As porções são todas para 15 pessoas.

Ingredientes

- 200g de abóbora
- 200g de abacate
- 400ml de leite
- 200ml de leite condensado
- 200ml de creme de leite
- 1 colher de sobremesa de emulsificante


Primeiro, cozinhe a abóbora. Em seguida, bata no liquidificador a abóbora cozida, o abacate com o leite e o leite condensado. Se você quiser fazer picolé, basta levar ao congelador. Mas se preferir o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante. Junte as duas partes. Ponha em um recipiente de plástico e leve ao congelador. Deixe de um dia para o outro, no mínimo, por quatro horas. Antes de servir deixe um tempo fora do congelador. No sorvete de abóbora com abacate o leite condensado também pode ser substituído pelo leite condensado light, e o kefir pode ser feito com leite de soja. Um detalhe: nessa receita do sorvete de abobora e abacate, foi reduzida a quantidade de emulsificante. Esse produto normalmente é usado para fazer o sorvete, porque dá aquela textura de creme. A metade vai ser colocada e substituída por gel de linhaça. Os ingredientes para preparar o gel são duas colheres de grãos de linhaça e um copo de água filtrada 250 ml. Cozinhe os grãos de linhaça por aproximadamente 15 minutos. Vai se formar o gel, que deve ser separado com ajuda de uma concha ou de uma peneira. Em vez de duas colheres de emulsificante, que é um produto industrializado, você vai usar apenas uma colher e completar com o gel de linhaça. Pronto: aí está uma forma saudável e refrescante de encarar o calor.

Modo de preparo

Leite condensado diet

Se você está preocupado com o peso, não tem problema. Anote a receita do sorvete de inhame em versão diet, sem açúcar. Basta substituir o leite condensado comum pelo diet.

Ingredientes

- 1 xícara de chá de leite desnatado em pó;
- ½ xícara de chá de água fervente;
- ½ xícara de chá de adoçante dietético para uso culinário;
- 1 colher de sopa de margarina light.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata de cinco a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Conserve na geladeira antes de utilizar.

Receita do Sorvete de Inhame.


Veja aqui um passo a passo pra você fazer essa delícia em casa.

Vamos acompanhar, passo a passo, a receita do sorvete de inhame que o Globo Repórter mostrou. As porções são para 15 pessoas.

Primeiro, vamos mostrar como fazer o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite.

Ingredientes

- 400g de inhame;
- 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural;
- 200 ml de leite condensado;
- 300 ml de creme de leite;
- duas colheres de sobremesa de emulsificante.

Modo de preparo

Primeiro, descasque e cozinhe o inhame. Depois, bata no liquidificador o inhame cozido e cortado em pedaços médios, com o kefir ou o iogurte natural e o leite condensado.

Se preferir tomar picolé, já pode levar a mistura ao congelador.

Mas, se você quiser o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante e junte as duas partes. Ponha em um recipiente plástico, leve ao congelador e deixe de um dia para o outro, por, no mínimo, quatro horas.

Antes de servir, deixe um tempo fora do congelador. Pode acompanhar com frutas da época ou castanha.

Importante: quem não tiver inhame em casa pode usar outro tubérculo, como a batata-doce e a macaxeira ou aipim.

Leite condensado diet

Se você está preocupado com o peso, não tem problema. Anote a receita do sorvete de inhame em versão diet, sem açúcar. Basta substituir o leite condensado comum pelo diet.

Ingredientes

- 1 xícara de chá de leite desnatado em pó;
- ½ xícara de chá de água fervente;
- ½ xícara de chá de adoçante dietético para uso culinário;
- 1 colher de sopa de margarina light.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata de cinco a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Conserve na geladeira antes de utilizar.

Sorvete de inhame sem leite de vaca

Agora, aprenda a receita do sorvete de inhame sem leite vaca que é substituído por leite de soja:

- 400g gramas de inhame;
- 400 ml mililitros de kefir fermentado em leite de soja;
- 200 ml mililitros de leite condensado de soja;
- 1 colher de sobremesa de emulsificante.

O modo de preparo é o mesmo da versão padrão.

Dietas à base de líquidos não ajudam a emagrecer.

Ao substituir refeições por sucos ou sopas, o líquido não sustenta o organismo. Uma hora o cérebro pede para mastigar alimentos.

Sol e praia são puro prazer, mas não para todo mundo. A comerciante Áurea Barcellos está sempre de regime. Se a promessa é emagrecer, ela faz. Já tentou cada receita, até a dieta de suco de couve com laranja.

Mesmo fazendo cara feia, Áurea se arrisca nas dietas líquidas. A da sopa, ela aguentou pouco tempo. “Aquele que diz que faz dieta da sopa todo dia, não faz. Faz um sopão, bota na geladeira e vai esquentando. E aquilo vai enjoando”, critica a comerciante. Áurea conta também que com a dieta do suco chegou a emagrecer 3 kg, mas manteve por apenas três meses.

O problema é manter o peso. Nesse calor, seguir dietas líquidas, substituindo refeições por sucos, sopas e vitaminas, parece uma boa pedida. Mas como o corpo reage a essa mudança alimentar?

“Ela tem um efeito limitado, porque uma pessoa precisa de 2.000 a 2.200 calorias para manter o peso corporal. Se ela passa a tomar 600 calorias em uma sopa, não tem como não emagrecer”, diz a nutricionista Josefina Bressan, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Encontrar respostas é um desafio para as nutricionistas e pesquisadoras Josefina Bressan e Denise Machado Mourão. Suco de melancia ou a fruta em pedaços: o que mata a fome por mais tempo? Leite de coco ou coco em pedaços? Leite ou queijo?

Um estudo feito por elas nos Estados Unidos investigou o que acontece com a nossa fome, quando ingerimos alimentos líquidos e sólidos. Ao todo, 120 pessoas participaram do estudo, entre homens, mulheres, gordos e magros.

As porções de líquidos e sólidos eram idênticas. Havia a mesma quantidade de calorias na fruta e no suco. Os voluntários comiam em um dia a refeição líquida, e no outro, a sólida. Depois, comiam pequenos sanduíches até ficarem satisfeitos. Não deu outra. No dia dos líquidos, a fome era sempre maior.

“Por exemplo, nos dias em que eles testavam os líquidos, eles já comiam mais sanduíches na hora do almoço, comparando com o dia em que eles comiam o sanduíche e o sólido”, diz a nutricionista Denise Machado Mourão. “Também ao longo do dia, a gente viu isso. Então, a fome veio muito mais rápida”.

“Com a dieta do suco, do segundo para o terceiro dia, você fica fraca. Não tem condições. Aí, quando passa o efeito, você está fraca e precisa comer. Então, você come o dobro”, aposta a comerciante Áurea Barcellos.

Os pesquisadores confirmaram que ninguém aguenta muito tempo se alimentando só com líquidos. Chega uma hora em que o cérebro pede para comer e mastigar alimentos. A pesquisa também revelou que se engana quem pensa que vai emagrecer trocando uma boa refeição por sucos, vitaminas e sopas.

Ao mastigar os alimentos, enviamos sinais ao cérebro. No hipotálamo, ficam os centros de controle da fome e o da saciedade. É ali que chegam as informações de que estamos nos alimentando.

Outros sinais vêm do sistema digestivo. Quando a gente mastiga e engole os alimentos, o estômago vai enchendo e as paredes vão se distendendo. Este movimento ativa receptores estomacais que enviam sinais ao centro de controle da fome no cérebro.

A presença de comida no estômago inibe a produção de grelina, o hormônio da fome, e aumenta a produção de leptina, o hormônio da saciedade.

“A fome não é por alimento líquido. Ela exige algo que mastigue. Então, normalmente são pães que ela vai comer ou algo que ela possa colocar na boca e mastigar”, diz a nutricionista Josefina Bressan, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Mas e, quando a gente para com as dietas líquidas, o que sente vontade de comer? “Sente mais necessidade de comer comida pesada mesmo. Comer macarrão, feijão, arroz, carne assada, farofa”, revela a comerciante Áurea.

Ainda assim, essas dietas sempre atraem muitos seguidores. São centenas de páginas na internet, onde Áurea encontra as novidades.

O problema é que, a cada tentativa desesperada de emagrecer, a pessoa faz dietas pobres em nutrientes, perde peso, mas não perde gordura e, sim, massa magra, que são os músculos. E quando engorda de novo, não recupera a musculatura. Ganha gordura!

“Por que algumas pessoas dizem que já tentaram de tudo e não conseguem? Porque a composição corporal está toda modificada”, alerta diz Josefina Bressan. “É mais difícil voltar a essa saúde. O que a gente está tentando colocar na cabeça das pessoas é não ganhar peso. E se ganhar peso, perder de forma saudável”.

Para a simpática Áurea, é uma batalha que ela ainda sonha em vencer. “Adoro praia, fiquei não querendo mais saber de praia. É porque a pessoa fica se sentindo mal. Você não vai à praia e diz que é por causa do sol. Mentira, é por causa do corpo mesmo”, revela a comerciante.

Confira a lista dos alimentos mais recomendados para o verão.

Perguntamos a dez pesquisadores de universidades brasileiras quais os alimentos indispensáveis no verão.

O Globo Repórter perguntou a dez pesquisadores de universidades brasileiras: quais os alimentos que você considera indispensáveis no verão? O resultado é a lista abaixo.

Água de coco
Peixe
Melancia
Alface
Laranja
Tomate
Feijão
Iogurte
Arroz

Professores consultados pelo Globo Repórter:



UNIFESP Mauro Fisberg
UFMA Sueli Tonial
UnB Raquel Botelho
UFRGS Erna Jong
UERJ Márcia Madeira
USP Sonia Tucunduva Phillipi
UFPE Sonia Lucena
UFRJ Elizabeth Accioly
UFV Ana Vládia
Unicamp Gláucia Pastore

http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1497438-16619,00-CONFIRA+A+LISTA+DOS+ALIMENTOS+MAIS+RECOMENDADOS+PARA+O+VERAO.html

Programa Globo Repórter de ontem.


Boa Tarde Pessoal. Ontem eu estava assistindo o programa Globo Repórter, da Rede Globo. Sobre os alimentos que ajudam a nossa saúde durante o verão. Achei muito interessante o programa, eu por exemplo já sabia quase todas as informações passadas no programa de ontem, mas mesmo assim achei muito interessante o programa. Achei muito interessante o programa falar sobre as dietas malucas que não funcionam e que só prejudicam a nossa saúde. Outra parte interessante do programa foi a abortagem sobre a sensação do momento a Ração Humana. Eles fizeram uma abortagem muito interessante sobre o assunto. Também achei muito legal, eles abodarem assunto dos sorvetes, particulamente eu amo sorvete. Amei as receitas que eles mostraram no programa. Vou fazer essas receitas de sorvetes e depois posto aqui no blog as fotos e dou o meu comentário sobre eles. Bom, vou ficando por aqui. E que todos tenham um fim de semana mais light. P.S: Vou postar aqui no blog link do programa de ontem!! Beijos

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Começando!!


Olá Pessoal!!

Até que enfim criei coragem para criar um blog sobre reeducação alimentar. Havia muito tempo que queria falar sobre a reeducação alimentar. Sou adepta da reeducação alimentar a um bom tempo.

Neste blog vou falar sobre a reeducação alimentar, sobre o meu emagrecimento saudável e também darei dicas sobre a reeducação alimentar e sobre alimentos saudavéis.

Bom esse é o meu primeiro post. Espero que gostem.

Beijos!!

Como fazer a Reeducação Alimentar!

O que fazer



No seu café da manhã, consuma os seguintes alimentos:

- frutas e/ou suco de frutas;

- leite ou iogurte ou queijo;

- torradas ou pão ou cereais matinais;

- frios como presunto, presunto de peru, salame, copa.

- uma quantidade pequena de geléia ou margarina pode ser consumida.

Organize o seu almoço ou jantar de forma que você consuma:
- 1 carne (carne bovina, carne de porco, frango, peixe, ovos, peru, galinha, frutos do mar.)
- 1 alimento fonte de cereais (arroz, macarrão, batatas, pão, cereais matinais- granola, aveia.)
- 1 leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico.);
- 1 ou mais verduras (alface, agrião, brócolis, repolho, almeirão, acelga, rúcula, espinafre.);
- 1 ou mais legumes (cenoura, chuchu, beterraba, quiabo, rabanete, pepino, vagem.);
- 1 fruta ou suco de frutas (laranja, maçã, pêra, uva, banana, mamão, melancia, melão, morango, caju).


Importante:
Confira nas Tabela de Substituição, as opções de alimentos para compor a sua alimentação. Lembre-se que os alimentos menos calóricos estão no topo da Tabela, de forma crescente para os alimentos mais calóricos. Por isso prefira os alimentos do topo da Tabela de Substituição.

Os lanches intermediários podem conter frutas, bolachas integrais, chás, leite, iogurte, barra de cereais, enfim alimentos saudáveis e práticos.

Fracione as refeições de forma que você faça de 5 a 6 refeições por dia, com pequenas quantidades de alimentos. Faça as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

O grande segredo é a variedade. Escolha alimentos coloridos e varie sempre, faça preparações com alimentos diferentes nos vários dias da semana.

Reeducação Alimentar!

Educar é transformar, portanto, reeducar é reaprender esta transformação. A reeducação alimentar é um processo de mudança comportamental onde realmente ocorre uma modificação verdadeira nos seus hábitos alimentares.

Enquanto nas dietas não ocorre uma mudança interna, e ao fim de cada uma, as pessoas voltam aos antigos hábitos, na reeducação alimentar as mudanças acontecem de forma tão profunda que se tornam você mesmo.

A reeducação alimentar pode ter vários objetivos; perda ou ganho de peso, controle do colesterol, glicose ou até de inúmeras outras doenças e situações que exigem uma mudança, como por exemplo, a cirurgia bariátrica. Porém, mesmo que você esteja super saudável e queira apenas manter o peso, a reeducação alimentar é fundamental, pois hoje já temos total certeza da importância da nutrição no bem estar e qualidade de vida.

A ciência da nutrição evoluiu muito nas últimas décadas, e hoje, sabe-se que a alimentação e o estilo de vida (exercício, controle do estresse, tabagismo, etc...) têm uma influência enorme na prevenção e controle das doenças crônicas. No entanto, como o prazer pelo alimento tem um contexto muito profundo em nossas vidas, a reeducação alimentar deve otimizar ao máximo os hábitos alimentares, permitindo ao mesmo tempo alguns prazeres que têm para nós um significado especial.

E por isso, ela deve ser personalizada, pois o significado afetivo de um alimento é individual para cada um de nós!

Ao longo da vida vamos construindo nossa história alimentar, com alguns alimentos que têm um significado emocional, familiar ou que nos traz memórias preciosas. Negociar estes prazeres, associando-os a uma alimentação saudável faz parte do processo de transformação que é a reeducação alimentar.


- O processo de reeducação alimentar é individual

Em outras palavras, recomendações úteis para a alimentação de uma pessoa podem não ser tão interessantes para outra, pois depende muito de quais os distúrbios alimentares e problemas de saúde mais freqüentes em sua vida.

Mesmo assim, é possível discutirmos e traçarmos algumas linhas gerais que você pode levar em consideração, mas lembre-se: o acompanhamento de um nutricionista é muito importante, principalmente se você já sofre de algum problema, como diabetes, hipertensão arterial, doenças renais, obesidade ou câncer, dentre outros.


- A reeducação alimentar deve ser feita de forma gradual e séria

Não se preocupe que você não precisará fazer uma mudança drástica em seu cardápio da noite para o dia, em vez disso, recomendamos que o processo se dê da seguinte forma:

a) Conheça o que está comendo: leia sobre os alimentos e os nutrientes contidos nos mesmos. Isso lhe permitirá a refletir melhor no momento de escolher entre uma comida e outra;

b) Escolha os alimentos a fazer parte de sua nova dieta alimentar de acordo com suas necessidades nutricionais, evitando alimentos que possam prejudicar sua saúde.

Desta forma, periodicamente faça um pouco de cada um dos alimentos, aprendendo assim aos poucos sobre a sua alimentação, ao mesmo tempo em que vai melhorando sua alimentação. Desta forma, você não precisa suspender ou mudar tudo de uma vez só, mas deve fazê-lo de forma gradual e, o mais importante, com consciência.

Se você tratar com seriedade o processo de reeducação alimentar, você sentirá as melhorias de forma mais intensa do que não levando com responsabilidade, pois quando não levada a sério, é comum “abrirmos brechas” e, quanto mais brechas abrimos em nossa alimentação, mais brechas abrimos inevitavelmente em nossa saúde.




Começando!!


Olá Pessoal!

Depois de muito tempo criei coragem de criar um blog, para falar sobre o meu emagrecimento e sobre a Reeducação Alimentar. Sou adepta da Reeducação Alimentar a um bom tempo e quero falr um pouco sobre ela e também quero dar dicas sobre alimentos saúdaveis e como levar uma vida mais saúdavel e light.

Bom, esse é só o começo do meu blog, espero que gostem!!!

Beijos

Uma ótima dica para o dia de hoje.

Hoje no Programa Globo Repórter, da Rede Globo.

Globo Repórter revela quais os melhores alimentos pro verão

Nesta sexta-feira (19), conheça frutas, grãos e legumes que melhoram a nossa saúde e podem nos ajudar a enfrentar o ano mais quente do século.

Nesta sexta-feira (19), você vai conhecer os alimentos de verão. O Globo Repórter revela com exclusividade quais são as frutas, os grãos e os legumes que melhoram a nossa saúde no ano mais quente do século.

Dez universidades pesquisaram: líquido ou sólido? Frutas ou sucos? Frio ou quente? O que aumenta a resistência física?

Ração humana: você sabe o que é isso? Para cada pessoa, há uma fórmula, tudo natural.

É mito ou verdade que alimentos líquidos emagrecem mais do que os sólidos? Pesquisa comprova o que, de fato, mata a nossa fome.

A água da juventude hidrata e revigora os músculos e a pele - um elixir para o coração. Dietas perigosas: o risco das receitas que prometem milagres.

Gelado, saudável e de baixas calorias. Cientistas inventam os sorvetes mais nutritivos do mundo, de inhame, soja e abóbora. E acredite: é tudo delicioso e dá até para fazer em casa.

E logo após o programa tem bate-papo, aqui na internet, com o nutrólogo Mauro Fisberg, da Unifesp.